sábado, 28 de março de 2015

VOCÊ CONFIA EM DEUS?!



É comum vermos em filmes americanos, cenas na famosa cidade de Las Vegas e em seus grandes cassinos. Lá, vários apostadores colocam todas as suas fichas em determinado número para ganhar o prêmio máximo do jogo ao qual participam. Certamente, isto é um ato de coragem, pois eles tem total convicção de que o número que escolheram lhe renderá a vitória e o tão cobiçado prêmio. A grande pergunta que faço a partir deste exemplo é... Você confia em Deus?! Muitos certamente dirão que sim, mas e necessário primeiramente entender o que é realmente confiar em Deus.
O grade rei e servo de Deus Davi nos dá o conceito dessa confiança no Salmo 37, verso 5 que diz: “Entrega o teu caminho Senhor, confia nele, e o mais, Ele fará”. Davi nos mostra que confiar em Deus é ter a total convicção que mesmo em meio a um problema que pareça impossível de se resolver, Deus agirá em nosso favor. O grande dilema é... Será que nossa confiança em Deus é verdadeira?! É muito comum vermos nos hospitais pessoas em estados gravíssimos de vida e o médico dar o seguinte parecer a família do paciente: já fizemos tudo o que foi possível, agora só Deus.
Neste momento 99,99% das pessoas se desesperam; choram, e perdem completamente as forças. Ora, mas analisemos a frase: o médico diz que só Deus pode salvar a vida do doente. Então, porque se desesperar?! Por que gritar?! Por que achar que tudo está acabado?!  Agora é a hora em que Deus quer mostrar o quanto que Ele é poderoso, pois, curar alguém de uma enfermidade, não é nada para um Deus que ressuscitou mortos e até fez o sol parar.
Quer outro exemplo?! Se coloque no lugar de Moisés e do povo de Israel: atrás, os carros da maior potencia da época (Egito) vindo a toda velocidade para lhes recapturar; a frente, um grande mar que não poderia ser cruzado já que não havia barcos ou algo do tipo para  isso naquele instante. Nesse momento, Deus testa a confiança do povo ao dizer que eles cruzariam o mar vermelho a pé. Muitos poderiam se recusar e desistir, pois aos olhos humanos aquilo era impossível; mas o povo num ato de fé, confiou em Deus e receberam sua recompensa... Passaram o mar a seco, e viram seus poderosos inimigos sucumbir perante o poder de Deus.
Agora você entende o que quis dizer quando falei dos apostadores de Las Vegas?! Confiar em Deus não é meramente um ato da boca pra fora; não é se restringir ao que é possível. Nossa confiança em Deus não é provada nos momentos de alegria, mas sim nos momentos de dificuldade.
Confie em Deus! Aposte todas as suas fichas no Senhor; não se desespere diante de um problema, por maior que seja, pois com suas próprias forças você não chegará a lugar algum, mas Deus é quem te carrega no colo quando você não pude mais caminhar. Entregue tudo que você tem a Deus, e certamente, Ele resolverá o teu problema. Que Deus te abençoe grandemente dia após dia, em nome de Jesus! 

sábado, 21 de março de 2015

O que é unção?


Unção é uma das palavras mais utilizadas em nossas igrejas; frequentemente ouvimos os irmãos falando: “eu quero a unção do Senhor”, ou ainda, “eu sou um ungido de Deus”. De fato, essa palavra realmente é bastante usada em nosso vocabulário Cristão, e sempre nos remente ao poder de Deus sobre nossas vidas. Todavia, poucos sabem a origem da palavra e seu significado dentro do contexto bíblico, tanto no novo, quanto no antigo testamento. E aí, você sabe o que é unção?!
A palavra unção vem do latin “Ungere”, que significa “Ato ou efeito de ungir; untar com óleo ou com unguento”. Por conseguinte, quem recebe unção é denominado ungido. No novo testamento, a palavra ungido se reflete nos próprios termos pronunciados para identificar Jesus. “Messias e Cristo”, e vem do hebraico e do grego, respectivamente, e significam “ungido”. No sentido etimológico, creio que as dúvidas já estão sanadas, porém, é necessário estudar a unção no sentido espiritual.
Não existe um versículo bíblico que dê a definição concreta de unção, mas o que se tem, são textos espalhados pelas páginas das escrituras sagradas, que sempre remetem a um contexto incomum. Esse contexto é o de que Deus capacita pessoas para uma determinada obra que Ele escolheu pela sua infinita onisciência. Dessa forma, o ato ou efeito de ungir (unção) é a representação simbólica da escolha de Deus para a vida de alguém. Com esse ato, fica provadamente provado que o Senhor de fato designou o ungido para um ministério em específico. São esses atos, que a bíblia relata em suas páginas, e que nos permitem entender o conceito de unção.
Na palavra de Deus inúmeros episódios são reportados, e alguns se são mais conhecidos que outros. Temos a unção de Davi (ilustração abaixo), por exemplo, que foi ungido foi ungido pelo profeta Samuel (I Samuel 16:13). A unção de Arão para ser o sacerdote de Deus para com o povo hebreu (29: 1-9). Os textos são diferentes, mas o sentido é o mesmo – Davi foi incumbido de ser rei, e Arão, o sacerdote, ou seja, ambos receberam uma missão de Deus e foram ungidos para autenticar a escolha do Senhor.

Unção de Davi
A substância utilizada para a unção era o óleo, mas a bíblia também fala sobre perfumes, que em alguns casos, eram óleos com aromas agradáveis. O chifre de carneiro, ou de boi, era tomado como instrumento para tirar o óleo da botija e despejar sobre a cabeça do ungido. Embora o óleo fosse derramado sobre mais frequentemente na cabeça, não era uma regra em especifico, pois no novo testamento, encontra-se a história da pecadora que ungiu os pés de Jesus (João 12: 1-8). O apóstolo Tiago também fala que a unção poder ser usada para cura dos enfermos (Tiago 5:14). Logicamente que o poder da cura não sobrevinha do óleo, mas de Cristo que opera maravilhas.
Entendemos a unção dentro do velho testamento, mas e novo testamento. Após a morte e ressurreição de Cristo a unção perdeu espaço nas passagens bíblicas, isso porque, a unção agora, remetia a capacitação do Espírito Santo para com os cristãos. Dentro disso, percebe-se que a unção de Deus em nossas vidas, não mais está sobre o ato em si da unção, mas na unção dentro do mundo espiritual, nossos próprios corações param nos incumbir e nos qualificar para a missão que ele nos designou, seja tocar, cantar, orar, pregar, e etc.
Nos dias atuais, vemos pessoas ungindo objetos, como carros, bíblias, roupas, dentre outros. A bíblia não proíbe essa atitude, particularmente tenho certo receio quanto a essa atitude. Isso pelo fato de muitas pessoas quererem endeusar o objeto ungido, achando que o mesmo tempo poder de curar, multiplicar e por aí vai. O certo é que não podemos atribuir poder a objetos ungidos, pois a unção é apenas um símbolo, mas o poder verdadeiro vem do Senhor.
O certo, é que todos nós somos ungidos do Senhor, pois fomos ungidos pelo próprio Deus através do seu Espírito Santo, e essa unção, é uma forma de Deus manifestar sua poderosa graça em nossas vidas, nos confiando uma carreira a ser desenvolvida aqui na terra para que a sua palavra seja pregada por todos os cantos da terra. Paulo fala que foi Deus quem nos ungiu e também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração (II Coríntios 1: 21-22).
Continue conosco, outras postagens virão, e creio que Deus vai falar tremendamente ao seu coração. Que Deus te abençoe poderosamente em nome de Jesus!


Unção Sem Limites


Olá meus amados. Esse é o primeiro post do blog “Unção Sem Limites” e quero te convidar para embarcar nessa aventura espiritual comigo, para juntos estudarmos um pouco mais sobre a palavra do Senhor, e não serei eu o professor, mas o Espírito Santo que está em nós. Para começar, vamos aprender um pouco mais sobre a primeira palavra do nome do blog. Quero adiantar que esse nome não foi ideia minha, mas de minha namorada, que recebeu esse pensamento de Deus para abençoar nossas vidas.  Importante frisar também, que esta página não se destina a um foco específico (Estudos bíblicos, músicas, pregações e etc), mas a compartilhar a palavra de Deus da melhor maneira possível, por fotos, vídeos, texto, dentre outros.